COMPLIANCE

Compliance.jpg

COMPLIANCE

A visão do Compliance como um mal necessário está não apenas ultrapassada como incorreta. Estudo recente realizado pelo Ponemon Institute LLC (Michigan, EUA) mostrou que as empresas que não adotaram Compliance tiveram um custo real quase três vezes maior que aquelas que aderiram ao programa de integridade. Isso se deve sobretudo por gastos jurídicos, auditorias, multas, desvios internos, processos trabalhistas, criminais etc. O estudo analisou 46 organizações multinacionais e entrevistou 160 líderes.

A adoção de um programa de integridade é ato indispensável também porque contribui para minimizar riscos de fraude, corrupção, processos, suborno etc. E além de evitar atos negativos que podem destruir a imagem da uma corporação, um programa efetivo de compliance expõe positivamente a empresa como cumpridora de regras de integridade, incentivadora de ações de sustentabilidade e promotora da ética empresarial, o que alavanca demasiadamente a marca da empresa perante a sociedade, consumidores, órgãos de fiscalização e potenciais clientes.

Tendo em vista os inúmeros ramos existentes de atuação das empresas, é fundamental que o programa de Compliance seja confeccionado sob medida para o cliente, atendendo as particularidades que a área corporativa exige. Assim, tendo em vista que são diversos os serviços que podem ser oferecidos por nossa equipe de integridade, destacamos os principais:

  • Elaboração de Código de Conduta e desenvolvimento de programas de Compliance;

  • Identificação e análise dos riscos e levantamento dos procedimentos internos em funcionamento;

  • Definição de Políticas e Controles internos destinados a mitigar riscos apurados;

  • Constituição de um responsável ou de uma instância responsável pelo programa;

  • Criação de um canal de denúncia;

  • Após a instalação do programa de integridade, monitoramento contínuo e revisões, tanto das diretrizes estabelecidas, quanto dos resultados obtidos, de forma a manter o programa em grau máximo de efetividade;

  • Due diligence de compliance anticorrupção;

  • Treinamento de colaboradores;

  • Auditoria e investigações internas.

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone ou e-mail.